quarta-feira, 28 de março de 2007

PUNO

11° dia

O galo (galo? é isso mesmo??) cantava desde às cinco. Às sete fui forçada pelo jantar apimentado da noite anterior a sair da cama rumo ao baño. Aproveitei a deixa para tomar um banho decente (ou seja, quente). As meninas seguiram a minha idéia e acabou que todas nós acordamos cedo justo no dia que tínhamos para dormir até mais tarde.

Depois de degustar nosso banquete matinal, fomos dar uma volta e conhecer, enfim, a cidade de Copacabana. Demos a sorte de ver uma grande procissão rumo à igreja, com carros enfeitados, pessoas a cantar e muitas oferendas à Santa padroeira da cidade.

A Igreja de Nossa Senhora de Copacabana acolhe uma das mais cultuadas imagens da Virgem Maria (uma réplica da imagem foi levada para o Rio de Janeiro, onde foi criada uma igrejinha em homenagem à Santa, que posteriormente, deu origem ao nome do bairro...suspense...de Copacabana!). A igreja estava em obras e não conseguimos ver muito bem o seu interior. Do lado de fora, juntamente com dezenas de fiéis que participavam da procissão, outra dezena de pedintes e mendigos a procura da boa vontade dos que passavam.

De volta à rua principal, e longe da confusão da praça, paramos pra comer numa pizzaria charmosa como todos os lugares na cidade. Depois da pizza, hora de nos despedir da Bolívia e embarcar rumo ao Peru. Para a nossa felicidade, pegamos um ônibus turístico, novinho em folha, enorme, espaçoso e cheiroso! A parada na imigração foi rápida e organizada. De volta ao paraíso, ou melhor, ao ônibus, encaramos quatro horas de lindas paisagens e poltronas confortáveis. Boa viagem!

Chegamos em Puno por volta das quatro da tarde. No nosso ônibus tinha um agente de viagens que nos fez várias propostas de hospedagem interessantes. Saindo da rodoviária, ele nos levou pessoalmente aos hotéis. Não sei por que acreditamos que aquela negociação daria certo, mas depois de subir e descer ladeira com o mochilão nas costas, acabamos entrando por conta própria no Hotel Utama e negociamos os quartos por U$10 cada. Esse sim foi um ótimo negócio e ainda deixou nosso "agente" com cara de palhaço no saguão.

A cidade de Puno é uma coisa horrorosa. Prédio pra tudo quanto é lado, trânsito caótico, feia e barulhenta. A boa é se manter na área em torno da Plaza de Armas. Aí parece que estamos em outro lugar. Restaurantes, bares, lojas. Depois de olhar todas as ofertas (e são muitas) de restaurantes, decidimos parar pra comer na Pizzaria La Hostería. E adianto foi uma excelente escolha, acredito que a melhor refeição até o momento. Pedi um frango ao curry com batata cozida. Dos Deuses!! Tenho que admitir que a cidade pode ser feia, mas a culinária... Como não tínhamos nada pra fazer por ali, saímos do restaurante e fomos a uma...cafetería!! Parecíamos quatro mortas de fome que não podiam ver boa comida sem ficar maravilhadas! Um chocolate quente depois, voltamos pro hotel. Depois de assistir de camarote a uma briga na rua, dormimos confortavelmente. Que Deus abençôe o Hotel Utama.


***********************************

Hotel Utama
a duas quadras da Plaza de Armas
U$10,00

Pizzaria La Hosteria
Jr Puno

Nenhum comentário: