quinta-feira, 29 de março de 2007

De vota ao Titicaca

12° dia

ISLAS UROS E ISLA TAQUILLE

O café-da-manhã no Hotel Utama foi o primeiro que correspondeu as nossas expectativas. Com muito gosto devoramos pão, queijo, presunto, ovo, frutas!! Que felicidade! Meu estômago faminto agradece!

Na véspera tínhamos fechado um passeio com o nosso super agente de viagem. Depois do vexame na tentativa de arranjar um hotel pra gente, até que fez bonito no restante de suas obrigações. Na hora marcada, apareceu para nos buscar em uma van com mais dois turistas suíços. O Philip (que até era bonitinho...) e a Claudia (que se mostrou uma psicopata em potencial ao longo do dia). O barco já nos esperava quando chegamos, cheio de turistas. No começo da viagem, nosso guia se esforçou pra enturmar as pessoas, fez todo mundo se apresentar e falar seu país de origem, mas depois de rápida conversa a galera se dispersou novamente.

Chegamos a nosso destino algumas horas depois. As Islas Uros são ilhas flutuantes contruídas pelos Uros, fugidos do ataque dos Incas, que buscavam conquistar o território ao redor do Lago Titicaca. Hoje habitadas pelos índios aymarás, as ilhas artificiais possuem escolas, hospital, templos e abriga centenas de famílias. Construídas com raízes de totoras, que liberam gases que ajudam na flutuação, e cobertas por totoras secas, elas permanecem ancoradas nas Reserva Nacional do Lago Titicaca, ao invés de ficarem vagando pelas águas (o que certamente seria mais divertido!).

Pisar na ilha é um tanto quanto estranho e deu pra acreditar quando o guia nos contou que o povo de lá possui as pernas levemente atrofiadas por terem crescido andando naquele solo macio. (Realmente, eles parecem uns ursinhos andando, principalmente as mulheres que vestem longas e volumosas saias coloridas). Fomos recebidos pela população local, mais do que acostumada com a presença dos turistas. Depois de uma rápida explicação sobre a história e a cultura do povo das ilhas, fomos dar uma volta, tirar fotos e conferir o artesanato, que é incrível!

Saímos de lá em uma pequena canoa típica em direção ao nosso barco. Flutuar pelas águas calmas do Titicaca em um dia lindíssimo como o que estava fazendo, renovou minhas energias e acredito que todos nós ali presentes ficamos um pouco mais felizes depois daquele momento. De volta ao nosso barco, partimos rumo à Isla Taquille, há umas boas horas dali.

Logo na chegada à ilha, uma enorme ribanceira esperava pela gente, mas as barraquinha de artesanato pelo caminho e a vista do Titicaca incentivaram a legião de turistas que se aproximava. A Isla Taquille fez parte do império inca e foi um dos últimos lugares a sucumbir ao domínio espanhol. Como foram proibidos de usar sua vestimenta típica, os índios adotaram roupas campesinas, que usam até hoje. Lá vivem em comunidade baseada no trabalho comunitário e sob o código moral antigo dos incas: "Ama suwa, ama llulla, ama qilla" (não robarás, não mentirás e não serás preguiçoso). O que deve funcionar, pois os habitantes da ilha parecem bastante pacíficos e tranqüilos. Ficamos malucas com o artesanato local, principalmente a tecelagem, que curiosamente, é feita pelos homens!

Nosso grupo almoçou todo junto num pequeno restaurante no alto de outra ribanceira (são muitas por aqui) com uma vista de tirar o fôlego. A comida já estava incluída no pacote, então não tivemos muito trabalho em escolher o cardápio. Sopa de quínua, peixe, arroz e batata. Simples e gostoso. Ainda mais acompanhado por uma Cusqueña!

Voltamos ao final do dia e, varadas de fome, sentamos num restaurante que havíamos visto na véspera. Pedimos logo uma entradinha pra enganar a hambre, mas pra nosso total desespero só chegou uma hora depois! Trinta segundos se passaram e veio o prato principal: meia dúzia de ravióli que não encheu nem 1/4 do meu estômago reclamão. Saímos de lá direto para a Hostería comer uma sobremesa caprichadíssima. Aí sim, fui dormir feliz.

2 comentários:

Unknown disse...

Tô adorando o blog!! Revivendo vários momentos...Devo confessar q tinha esquecido várias explicações que os guias tinham dado ao longo da viagem!! Na próxima me prometi a manter o caderninho sempre atualizado!!

Menian, é hilário, vc sempre fala da comida!!! Mt bom!!!! Amei!!!

Cissa Ferreira disse...

Falou, Íris! Que bom que eu perdi um tempão pensando no seu codinome!! =)
Mas tudo para o sei divertimento!