terça-feira, 26 de maio de 2009

Um dia à toa em Cusco

20° dia

A volta da noitada de ontem já deixava bem claro para todas que o dia de hoje seria mais devagar. Free drinks e Cusqueñas à parte, a gente bem que merecia um dia de descanso depois de vinte na estrada, passando por tudo o que a gente passou.

Já tinha visto passar pela Plaza de Armas um ônibus igual àquelas jardineiras que existiam no Rio de Janeiro quando eu era criança e descobrimos que ele saía de hora em hora proporcionando aos turistas um agradável city tour. Já que a proposta do dia era fazer o mínimo de esforço, resolvemos assumir nosso lado turistão e embarcar nessa pra poder, finalmente, fazer um passeio sem imprevistos.

Superada a ressaca do dia anterior, pegamos o simpático ônibus turístico cusquenho. À bordo, meia dúzia de gringos e um casal de peruanos vestidos à caráter responsável pela trilha sonora. A música andina, em geral, é bem festiva e animada, mas a cantora privè do nosso tour cantava igual àqueles mosquitinhos chatos que não te deixam dormir à noite! Parecia que ela estava chorando, agonizando. Hilário. O tour percorre, sem paradas, os principais pontos da cidade, o que pode até ser uma boa pedida pra quem quer passear um pouco por lá despretensiosamente. Ainda mais num dia chuvoso como aquele. O ponto final é o Cristo Redentor (sim, eles também tem um Cristo, mas em versão pocket), onde os passageiros podem saltar para contemplar a vista da cidade e tirar fotos. O problema é que, justo naquele dia, o dia em que queríamos descansar e fazer um passeio sem imprevistos, choveu granizo. Muito granizo. Enormes pedras de granizo batendo no teto e nas janelas da nossa frágil e saudosa jardineira. Não demorou muito pras goteiras aparecerem e começarem a molhar todo mundo por lá. Tivemos que esperar o mau tempo passar parados lá no alto no Cristo Redentor, lá de onde veríamos a grande vista da cidade e saltaríamos para tirar fotos. Impossível. E o mais incrível foi que a cantora-mosquito não parou de cantar nem por um segundo.

Depois da nossa aventura não programada, tiramos o resto do dia pra bater perna pela cidade, o que é um jeito maravilhoso de se passar o tempo em Cusco. A cidade é linda, colorida e respira história! Um dia à toa por lá é simplesmente delicioso!

Terminamos o dia mais tranquilo da viagem no nosso já cativo restaurante La Trattoria. E depois de uma macarronada super bem servida, só conseguimos pensar em... cama! Enfim, uma boa noite de sono depois de muito tempo. Até amanhã.

Um comentário:

Unknown disse...

Obaaaaaa!!! Q bom q vc retomou o blog!! Agora vai até o final!!!
Bjão da fã número 1!!!