sábado, 30 de maio de 2009

Último dia em Cusco

24° dia

Como eu já havia adiantado, a falta de grana pesou nos nossos últimos dias de viagem. Ainda tínhamos quatro dias pela frente e o orçamento andava cada vez mais curto. Uma vez que já tínhamos garantido o boleto turístico, pelo menos a entrada em alguns museus e igrejas já estava garantida. Antes de bater perna pela cidade, tivemos que passar numa agência de viagem na Calle Sol para confirmar nossa passagem de volta pro Rio. Uma tarefa que se tornou muito mais demorada do que estávamos esperando. C'est la vie...

Saímos de lá já meio tarde e um pouquinho mal-humoradas. Seguimos até San Blas, um bairro fofo de Cusco, pra conhecer a igualmente fofa igreja de San Blas. O grande atrativo dessa igreja é um púlpito feito a partir de um único pedaço de madeira e considerado uma verdadeira obra-prima. Perto da praça da igreja e através das ruas do bairro existem inúmeros cafés, restaurantes e lojinhas de arte e artesanato. Um bairro bastante descolado...

Aproveitamos que estávamos pelas redondezas e fomos tentar conhecer o famoso Hotel Monastério. Digo tentar porque a gente não tinha idéia se o hotel estava aberto a visitas. Trata-se do hotel mais luxuoso da cidade, construído nas instalações do antigo monastério Santo Domingo. Tivemos a sorte de ter sido atendidas por um recepcionista extremamente simpático que, com muito gosto, nos levou pra conhecer as dependências do hotel. Realmente, tudo por lá exala a luxo e riqueza, desde pinturas seculares nas paredes até uma igreja revestida a ouro, que hoje é utilizada como salão de festas. Nos quartos existem verdadeiras obras de arte, sem contar os aposentos especiais que ajudam na aclimatação do hóspede a altitude.

Depois de tanto luxo e riqueza, voltamos pro nosso humilde Hotel Imperial para desfrutar de um banho semi-frio e, em seguida, degustar uma salsicha com pão na nossa precária cozinha. Que pobreza... Nosso fundo monetário estava cada vez mais escasso, mas já tínhamos separados alguns caraminguás pra gastar na nossa noite de despedida de Cusco, mais especificamente no bar Los Perros. Dessa vez, não nos arrependemos da escolha. O lugar, além de charmoso, tem ótimos drinks e boa música. Ficamos horas a fio conversando, bebendo, relembrando os momentos mais especiais da nossa viagem num clima já um tanto quanto saudosista. Não tinha mais como evitar o sentimento de que nossa expedição estava chegando ao fim.

*******************

Los Perros - Calle Tecsecocha, 436 (tel: 51 84 241-477)