sábado, 30 de maio de 2009

Lima

26° ao 28° dias

Não tenho muito o que dizer a respeito da nossa estada em Lima. A falta de grana nos fez ficar no pior albergue de toda a viagem (e olha que até pelo deserto a gente andou) sem ter muito o que fazer a não ser tomar uma cervejinha na padaria do outro lado da rua. Também não achei Lima muito interessante, talvez porque eu estivesse vindo de Cusco e de outras tantas cidades lindas e charmosas que conhecemos o longo da viagem. Ou talvez porque chegar em uma cidade grande, poluída e com um trânsito completamente caótico depois de quase um mês apreciando desertos, lagoas e picos nevados seja um pouco traumático. Quem sabe começar o roteiro por Lima seja mais interessante? Fica a dica...

Porém, tenho que assumir que ao longo dos dois dias que ficamos por lá vimos algumas coisas bem interessantes. A começar pelo sítio arqueológico Huaca Pucllana, ruínas de uma pirâmide pré-colombiana, no centro de Miraflores, o bairro mais descolado de Lima.


Com o Mirabus, descobrimos um jeito rápido e razoavelmente barato de conhecer a cidade. Como estávamos sem tempo, foi a melhor maneira de percorrer, em uma tarde, a Plaza Mayor, a Catedral, a orla do Pacífico, etc. Infelizmente, não tivemos tempo de visitar os inúmeros museus da cidade, nem grana pra degustar a famosa gastronomia local. Muito provavelmente perdemos o melhor de Lima.


O clima na cidade também não ajudou muito no processo de tentar simpatizar com a cidade. Apesar de não chover nunca por lá, o céu vive nublado, uma vez que as nuvens não conseguem ultrapassar a barreira da Cordilheira dos Andes. Tampouco a poluição. Então, imaginem a loucura: um lugar árido, mas onde a umidade relativa do ar é alta e a poluição idem. Eu que já andava meio sem voz por conta dos excessos em Cusco, recebi o golpe de misericórdia do processo alérgico que o clima de Lima me proporcionou. Eu rouca e tossindo muito, Iraman com o pé ainda prejudicado e Isa gripada. Foi nesse cenário pós-guerra que a gente se despediu do Peru. Doentes, cansadas, sem dinheiro e muito, muito felizes!!

Nenhum comentário: