quarta-feira, 27 de maio de 2009

Banho de história

21° dia

Depois da boa noite de sono, acordamos com as energias renovadas e prontas para bater perna pela cidade. O primeiro destino eram as igrejas localizadas na estonteante Plaza de Armas. Começamos pela Catedral, belíssima obra construída pelos espanhóis (com mão de obra indígena, claro) sobre um palácio inca. E mais, utilizando blocos de pedra do gigantesco templo Sacsayhuamán. Assim que pisamos na catedral ficamos de queixo caído. É muito linda e tem muita história pra contar!! As pinturas receberam forte influência do povo andino e na representação da Última Ceia, Judas aparece com o rosto igual ao do conquistador espanhol Pizzaro. Sem contar os inúmeros espelhos, colocados alí pra refletir a luz do sol e convencer os índios a entrarem na igreja, uma vez que eles veneravam o Deus Sol. Passamos uns bons minutos ouvindo essas e outras histórias contadas por um dos jovens guias que ficam a disposição dos turistas em troca de uma boa gorjeta.

Continuamos nosso banho de cultura e história na outra igreja da Plaza, a Compañía de Jesus e seguimos para o Museu de Arte Precolombino. No caminho, aproveitamos para tirar uma fotinho ao lado da famosa Piedra de los 12 angulos! Clássica!

No fim do dia, já exaustas de tanto perambular por aí, resolvemos encarar uma outra missão: desfrutar da cozinha do nosso hotel. Como a grana tava curta, ou melhor, curtíssima, achamos que seria uma boa idéia nos abastecer no supermercado mais próximo e cozinhar por nossa conta. Só não contávamos com a precariedade da cozinha e, principalmente, das panelas. Resumindo a história, tivemos que fazer a nossa tão esperada macarronada numa chaleira. Nem precisa dizer mais nada...

Depois de degustar nosso banquete improvisado, saímos para curtir mais uma noite em Cusco. O mesmo esquema: free drinks a torto e a direito, muitos gringos doidões e músicas inesperadas. Parada obrigatória no Mama África. E diversão garantida.

Um comentário:

Unknown disse...

Pior q cozinhar na chaleira, só lavá-la mesmo...Aquela gororoba grudada no fundo e aquela água congelante quase me fizeram chorar!! Ai meus dedinhos!! Bom q fica aí a experiência...nada de chaleira pra fazer macarrão...