segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pé na estrada

26/6/09 - 1° dia


Às três da madrugada toca o despertador anunciando a hora de chamar o táxi e partir pro aeroporto. Àquela hora da matina ninguém raciocinava muito bem e nós três entramos mudas e saímos caladas do carro. A fila do check-in só piorou nosso estado semi-acordado e uma vez no avião, pegamos no sono antes mesmo do decolar.

Vôo tranquilo e energias renovadas. Mas só até dar de cara com a fila monstruosa no aeroporto de São Paulo. Inacreditável e totalmente desnecessária! Não entendo pra quê revistar todas as pessoas que já passaram por toda aquela chatice no outro aeroporto. Pegamos o vôo pra Santiago já famintas e ainda recebemos de cara a agradável notícia de que nosso avião atravessaria uma área de instabilidade. A-do-ro quando o piloto bota esse terror. Resultado: o serviço de bordo foi interrompido assim que a aeromoça serviu o passageiro sentado na minha frente. Todos comiam a nossa volta, menos a gente. Ótimo! Famintas e encagaçadas com a turbulência.

Enfim comemos, dormimos, assistimos filmes ótimos e pronto: chegamos em Santiago do Chile por volta das 13h. Saímos em busca das passagens para Calama, pois já sabíamos que ia sair muito mais em conta comprá-las no próprio aeroporto. E de fato era - U$D 300.

Quando conseguimos escapar do assédio de uma enxurrada de taxistas, pegamos o Metrobus e em seguida o metrô para chegar no nosso albergue Bellavista. Ótima localização, perto do metrô e de uma infinidade de bares e restaurantes. O plano era chegar no albergue, largar as mochilas no quarto e sair em busca de um almoço decente, mas assim que pisamos no hostel a Marcia descobriu que tinha perdido a carteira (ou que alguém tinha dado sumiço nela). Aí, toca de sair correndo pro metrô, falar com segurança, moça do guichê, faxineira e nada... O jeito era se conformar e deixar isso pra trás, coisa que a dona a carteira fez com o seu bom humor e otimismo de sempre. Não adianta, viagem tem que ser em boa companhia e eu estava entre as melhores!!

Próxima parada, almoço! Peloamordedeus! Enquanto a Marcia tomava as providencias em relação ao cartão de crédito, Ira e eu nos acomodamos felizes no Galindo, um restaurante charmosinho perto do Bellavista Hostel. Antes de mais nada, "una cerveza, por favor!". Depois da segunda - ou seria a terceira - garrafa, enfim comemos. Eu quis começar fazendo jus à fama dos pescados do Chile e pedi um salmão com papas. Já as meninas preferiram arriscar um prato mais típico ainda e mandaram ver no pastel de choclo. Se é bom ou ruim, vai do gosto de cada um, mas vamos dizer que não foi a refeição preferida delas.

De volta ao albergue, ficamos sabendo que haveria um assado - o famoso churrascão - no hostel La Chimba, e que todos estavam convidados. A idéia agradou, claro, e partimos pra lá depois de uma boa e merecida soneca. Como chovia cântaros e fazia um frio desgraçado, o churrasco não estava mais rolando quando a gente chegou, o que foi compensado com muito vinho ao pé da lareira com nossos novos amigos brasileiros. A empolgação da primeira noite ainda nos levou ao bar Constituicion para algumas doses de tequila, cerveja e muita música.

***************

La Chimba Hostel - E. Pinto Lagarrigue 262, Barrio Bellavista, Santiago


Bar Constituicíon - Rua Constituicíon n°61


Restaurante Galindo – Rua Dardignac, n° 98

Nenhum comentário: