quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir"

Já me deparei com essa frase, atribuída a Amyr Klink, em dezenas de sites sobre viagens e fóruns de mochileiros de todo o mundo. Se a frase é dele ou não, fica a dúvida, pois não consegui encontrar a fonte original em nenhuma das vezes em que encontrei a citação. Coisas da internet... Não costumo me apegar a frases de efeito, e detesto ficar citando-as por aí na falta de algo melhor para dizer, mas preciso admitir que tenho um apego todo especial a essa do título. E também espero que seja mesmo do Amyr, a quem eu passei a admirar e respeitar muito depois de ler suas incríveis jornadas.
O fato é que essa frase faz muito sentido pra mim. Ainda mais quando vejo pessoas a minha volta que se dizem loucas para conhecer tal cidade ou ver aquele monumento, e que simplesmente não conseguem botar o pé na estrada. Falta tempo, falta dinheiro, falta planejamento, falta roteiro, falta companhia. São tantos os empecilhos, que eu comecei a perceber que partir é muito mais difícil para algumas pessoas do que eu imaginava. Acho que muita gente prefere continuar sonhando.
Mas não me entendam mal. Considero o "sonhar" uma parte essencial da viagem. Não tem nada mais prazeroso do que escolher o "sonho" da vez, a nova meta, o novo destino e ir, aos poucos, dando rumo a nova aventura que está para começar! Sou daquelas que passam horas na internet pesquisando tudo sobre o lugar para onde pretendo ir, descubro as dicas, fico por dentro das roubadas, saio a procura de livros, guias, revistas, converso com pessoas que já estiveram lá...no meu mais novo sonho de consumo. E não paro por aí. Faço verdadeiros dossiês com tudo o que eu descobri, rabisco possíveis rotas, crio até planilhas para desenhar o roteiro (e encho a caixa de email das minhas companheiras de viagem com a mesma empolgação). E mesmo com tudo isso, posso afirmar: não sou neurótica com organização, muito menos cautelosa em excesso. Faço tudo isso porque simplesmente amo sonhar. Mas amo mais ainda, partir.

3 comentários:

Carol disse...

Cissa,

Esse posto e mto antigo e nem sei se ainda atualiza o blog, mas comecei a ler hj e queria dizer que admiro pessoas como vc. Alem de sonhar, partem!
Meu nome e Carolina, sou do Rio tb, mas "parti" em Junho para a mais longa viagem ate o momento. Estou em LA ate Nov/11, depois vou para o Canada e nao sei ate qdo e nem o que vou fazer. Alguns planos, mas ainda nao ta na hora de sonhos novos. Estou curtindo o sonho de viver um tempo fora do pais. Meu blog e www.carolnaestrada.blogspot.com
Enfim... Boa partidas! Boa viagem!

Cristiane Viana disse...

Essa frase é parte de um poema do Fernando Pessoa

Cristiane Viana disse...

Essa frase é parte de um poema do Fernando Pessoa