sábado, 17 de março de 2007

Na mochila

Uma viagem como essa requer cuidados muito especiais. Afinal, ninguém quer passar aperto na hora de fazer a trilha, ou vagar em pleno deserto de sal. Por lá não existem supermercados nem lojinhas de conveniência, então alguns detalhes podem fazer a diferença. Foram meses de pesquisa de preço, modelos, lojas. E como essa será a primeira de muitas viagens do gênero, comprei, sem dó, o meu arsenal.

Vamos à mochila (aliás, uma mochila de 60L/75L):

- Anorak (Kailash -
http://www.kailash.com.br/site/). Imprescindível pra quem vai fazer a trilha inca ou vai conhecer o Salar de Uyuni. Mas, independente qual o destino da viagem, acho que o anorak é uma peça que não pode faltar no mochilão de nenhum viajante. Ele corta o vento (que é brabo quando se está a 4800m de altitude) e protege você e sua roupa da chuva. Tenha certeza que seja de boa qualidade e seja realmente impermeável.

- Bota para trekking (Timberland -
http://www.timberland.com.br/tshop/home.aspx). Pré amaciadas nas andanças em Agulhas Negras e Pedra do Sino)

- Algumas blusinhas dry-fit (perfeitas pra esse tipo de viagem: absorve o suor durante a caminhada, é fácil de levar, e seca rápido) e tops de ginástica, afinal, ninguém quer deixar um sutiã branquinho encardido pro resto da viagem. Vai saber...

- Um casacão polar-tec (LaFuma -
http://www.lafuma.fr/), pau pra toda obra, meu companheiro fiel e quentinho durante os momentos difíceis da viagem...

- Roupas térmicas. Ok, ok...as feiosas ceroulas!! E aquelas camisas brancas sem-graça nenhuma, mas tão quentinhas!!

- Calça/bermuda. Fiz a burrice de comprar uma bege. Sim, bege. Primeiro dia de viagem ela já estava cinza.

- Calça tactel.

- Meias de trekking (são grossas e absorvem melhor o suor que as meias convencionais. São confortáveis e evitam bolhas).
http://webventureuol.uol.com.br/trekking/index.php?destino_comum=equipamentos_mostra&id_noticias=2020

- Luva, cachecol, gorro... tudo o que tenho direito. Vem frio por aí!!

- Calça jeans, camisetas e outras roupas pra usar, usar e reusar no dia-a-dia até encontrar uma lavanderia pelo caminho. Desapego total nessa hora. Não tem jeito, você vai usar várias vezes a mesma roupa ao longo da viagem (sem lavar). Entre carregar uma mochila de 200 kg ou isso...eu prefiro isso!

- Chapéu

- Mochila 20L (Kailash, com barrigueira!)

- Pochete (Wöllner, ótima pra levar as coisas em pequenos passeios ou usar como bolsa nas noitadas)


Material de higiene:

- Baby Wipes. Item indispensável na nécessaire de qualquer mochileira. Além de ser muito útil em longas viagens de ônibus e trem, vai ter um papel fundamental durante os 4 dias sem banho na trilha inca!!

- Protetor de calcinha. Ótimo pra manter a higiene durante as longuíssimas horas (ou até mesmo dias) sem banho. E salva seus dedinhos de passar minutos a fio esfregando suas roupas íntimas no banho (ainda mais se no seu albergue a água quente durar apenas os três primeiros minutos do banho). Não sabem do que eu to falando? Olhe:
http://www.kimberly-clark.com.br/produto.asp?id=52

- Coisas básicas de sempre: Shampoo, condicionador, sabonete, desodorante... tudo na versão "pocket", claro! O que você puder economizar em peso e espaço faz a maior diferença no final.

- Toalhinha tipo "wet towels", de micro fibra. São muito menores que as toalhas convencionais, absorvem melhor a água e seca rápido sem ficar com aquele cheiro ruim.


Farmácia:
- Não pode faltar o Clorin. Durante a trilha, basta colocar uma pastilhinha daquela na garrafa d'água, esperar um pouco e...voilà! Água fresquinha até o fim do dia! Vende no supermercado mesmo!

- Ainda pensando na trilha... Dorflex! Depois de andar 8 horas, tenho certeza de que ele vai cair como uma luva!!

- Soroche Pills! A venda em qualquer farmácia tanto na Bolívia quanto no Peru, ajuda a combater o famoso (e temido) "soroche", ou seja, o mal da altitude.

- Itens básicos: Neosaldina (dor de cabeça), Trimedal (gripe), Dramin (enjôo), Floratil (problemas, digamos, intestinais), Tylenol (dores em geral).


Depois de botar a mochila nas costas, tire a metade e boa viagem!

Nenhum comentário: